sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Ai Ei Eiô, Mamãe Oxum!

OXUM
Salve o dia 08 de Dezembro!
Ai Ei Eiô, Mamãe Oxum!

Mitos, Lendas, Associações e principais características!
Logo que todos os Orixás chegaram à terra, organizavam reuniões das quais mulheres não podiam participar. Oxum, revoltada por não poder participar das reuniões e das deliberações, resolve mostrar seu poder e sua importância tornando estéreis todas as mulheres, secando as fontes, tornando assim a terra improdutiva. Olodumaré foi procurado pelos Orixás que lhe explicaram que tudo ia mal na terra, apesar de tudo que faziam e deliberavam nas reuniões. Olodumaré perguntou a eles se Oxum participava das reuniões, foi quando os Orixás lhe disseram que não. Explicou-lhes então, que sem a presença de Oxum e do seu poder sobre a fecundidade, nada iria dar certo. Os Orixás convidaram Oxum para participar de seus trabalhos e reuniões, e depois de muita insistência, Oxum resolve aceitar. Imediatamente as mulheres tornaram-se fecundas e todos os empreendimentos e projetos obtiveram resultados positivos. Oxum é chamada Iyalodê (Iyáláòde), título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre as mulheres da cidade.
Nome de um rio na Nigéria, em Ijexá e Ijebú. Segunda mulher de Xangô, deusa do ouro, riqueza e do amor. É ele considerado a morada mítica da Orixá. Apesar de ser comum a associação entre rios e Orixás femininos da mitologia africana, Oxum é destacada como a dona da água doce e, por extensão, de todos os rios. Portanto seu elemento é a água em discreto movimento nos rios, a água semi-parada das lagoas não pantanosas e, principalmente as cachoeiras são de Oxum, onde costumam ser-lhe entregues as comidas rituais votivas e presentes de seus filhos-de-santo.
Oxum tem a ela ligado o conceito de fertilidade, e é a ela que se dirigem as mulheres que querem engravidar, sendo sua a responsabilidade de zelar tanto pelos fetos em gestação como pelas crianças recém-nascidas, até que estas aprendam a falar.
Para Oxum foi reservado o posto da jovem mãe, da mulher que ainda tem algo de adolescente, coquete, maliciosa, ao mesmo tempo que é cheia de paixão e busca objetivamente o prazer. Sua responsabilidade em ser mãe se restringe às crianças e bebês. Começa antes, até, na própria fecundação, na gênese do novo ser, mas não no seu desenvolvimento como adulto. Oxum também tem como um de seus domínios, a atividade sexual e a sensualidade em si, sendo considerada pelas lendas uma das figuras físicas mais belas do panteão mítico iorubano.
Segundo a tradição ioruba, seu metal é o cobre – mas a correlação com o ouro não está basicamente errada, pois, de acordo com os historiadores, o cobre era o metal mais caro conhecido naquela região. Oxum portanto, gosta das riquezas materiais, mas não numa perspectiva de usura nem uma mesquinhez de quem quer ter riquezas para escondê-las.
A iniciação (na Umbanda ou no Candomblé) é um nascimento e o poder da fecundidade tem de estar presente, pois Oxum mostrou que a menstruação, em vez de constituir motivo de vergonha e de inferioridade nas mulheres, pelo contrário proclama a realidade do poder feminino, a possibilidade de gerar filhos.
Existem 16 tipos diferentes de Oxum, das quase adolescentes até as mais velhas, sendo portanto 16 o número sagrado da mãe da água doce. Diz a lenda que as mais velhas moram nos trechos mais profundos dos rios, enquanto as mais novas nos trechos mais superficiais. Além disso, o fluir nada fixo da água doce pelos diversos caminhos, a maneabilidade do elemento se manifestam no comportamento de Oxum. Sua busca de prazer implica sexo e também ausência de conflitos abertos – é dos poucos Orixás iorubas que absolutamente não gosta da guerra.
Oxum, corresponde ao arquétipo grega Afrodite e como ela é um "Sol Glorioso" que permanece brilhando em nossa cultura. Ser abençoada por Oxum significa que a mulher sentirá plenamente à vontade com sua sexualidade e cultivará a vaidade e a beleza como atributos femininos cheios de poderes.
É através de seu espelho de duas faces que Oxum toma consciência de sua sensualidade. Ao ver sua imagem refletida, a consciência de si nasce. Entretanto, o espelho serve também, de escudo e arma que pode cegar ou aprisionar com seu reflexo.
Arquétipo

Oxum, como Afrodite, usa seus atributos femininos para conquistar os homens, mas as mulheres que possuem o arquétipo de Oxum muito ativo, são volúveis e inconstantes e gostam de estar sempre atrás de coisas novas e imprevistas. Como a Deusa, a mulher-Oxum não gosta de criar raízes, pois vê a vida como uma aventura, preferencialmente com um final romântico. Escolherá sempre homens sofisticados, instruídos e com bom saldo no cartão de crédito, pois ela adora roupas finas, cabelos esvoaçantes, jóias e muitos adornos.
Mas, acima de tudo, em todos os seus relacionamentos, a mulher-Oxum coloca o "coração".
Sua beleza física e interior pode ser um passaporte para muitos mundos, mas também sobrevém-lhe uma palpável alienação. Uma vez que muitos homens a desejarão pela beleza física e as mulheres a odiarão pelo mesmo motivo, muitas vezes a mulher-Oxum poderá duvidar do seu real valor.
Graças ao seu talento em manobrar os sentimentos e os projetos criativos no homem, a mulher-Oxum pode despertar o "anima" (princípios femininos) do homem. Quando o homem começa a entrar em contato com a sua "anima", a mulher-Oxum passará a ser sua musa inspiradora, ajudando-o com novas idéias e trabalho criativo.
A Deusa-Oxum herdou ainda, as qualidades guerreiras da Deusa grega Ártemis, qualidades essas, possivelmente decorrentes do meio em que vivia e de ter sido casada com um Deus da Floresta e da Caça, com quem teve um filho. Como Deusa-Guerreira, Oxum protege os rebentos dos animais e as crianças humanas.
Como guerreira, Oxum desenvolve seus princípios masculinos "animus", despertando-lhe um amor intenso pela liberdade, pela independência e autonomia. Oxum passa então a ser "A Bela que é Fera", pois brigará e lutará para preservar sua liberdade. Engolindo suas lágrimas, ela seduzirá seus adversários, planejando vinganças pelas humilhações que lhe fizeram passar.
A energia arquetípica da associação Ártemis-Oxum fazem com que as mulheres se sintam perpetuamente jovens, não permitindo que percorram o caminho que as conduzirão à maturidade. Esse é um período importante, pois é a essa altura da vida que nos permitimos ajustes e adaptações. Entretanto, a mulher Deusa Oxum, amante da natureza e de sua liberdade psique, terá muita dificuldade de descobrir que ela é, se não se permitir amadurecer.
A maior chaga da mulher-Oxum é a dor da alienação, pois muitas vezes ela sentirá desprezo por valores e formas da sociedade convencional. Ela se sentirá magoada com nossa sociedade patriarcal que não consegue conter a ferocidade de seu espírito e nem reconhecer plenamente seus belos dotes de mulher.
O arquétipo psicológico associado a Oxum se aproxima da imagem que se tem de um rio, das águas que são seu elemento; aparência da calma que pode esconder correntes, buracos no fundo, grutas - tudo que não é nem reto nem direto, mas pouco claro em termos de forma, cheio de meandros. Os filhos de Oxum preferem contornar habilmente um obstáculo a enfrentá-lo diretamente, por isso mesmo, são muito persistentes no que buscam, tendo objetivos fortemente delineados, chegando mesmo a ser incrivelmente teimosos e obstinados.
A imagem doce, que esconde uma determinação forte e uma ambição bastante marcante, colabora a tendência que os filhos de Oxum têm para engordar; gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral.
O sexo é importante para os filhos de Oxum. Eles tendem a ter uma vida sexual intensa e significativa, mas diferente dos filhos de Iansã ou Ogum.
Os filhos de Oxum são mais discretos, pois, assim com apreciam o destaque social, temem os escândalos ou qualquer coisa que possa denegrir a imagem de inofensivos, bondosos, que constroem cautelosamente.
Na verdade os filhos de Oxum são narcisistas demais para gostarem muito de alguém que não eles próprios – mas sua facilidade para a doçura, sensualidade e carinho pode fazer com que pareçam os seres mais apaixonados e dedicados do mundo.
Faz parte do tipo, uma certa preguiça coquete, uma ironia persistente porém discreta e, na aparência, apenas inconseqüente. Verger define: O arquétipo de Oxum é o das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras.
Até um dos defeitos mais comuns associados à superficialidade de Oxum é compreensível como manifestação mais profunda: seus filhos tendem a ser fofoqueiros, mas não pelo mero prazer de falar e contar os segredos dos outros, mas porque essa é a única maneira de terem informações em troca.
Resumo
Sincretismo: N. Senhora da Conceição
Sua cores: Amarelo ouro e dourado
Saudação: Ai Ei Eiô!
Seu dia: Sábado
Comida predileta: feijão fradinho com cebola e camarão (Omolocum)
Elemento: Água doce
Habitat: Rios e Cachoeiras
Festa: 08 de Dezembro, Dia de N. Senhora da Conceição, com quem está identificada.\
Metal: Cobre e Ouro
Fonte de Pesquisa:

Marcadores:

33 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

SOU MEDIUM UMBANDISTA E PERTENSOA UMA TERRERA C/ MAIS DE 50 ANOS EM STA MARIA RS MAS NA UMBANDA AS OFERENDAS A MÃE OXÚM SÃO DOCES ALGUMAS FRTAS .TALVES NEM TODOS OS TERREIROS SEJAM IGUAIS
CARLOS ALEBERI SOU FILHO DE CHANGO E MINHA ESPOSA É DE OXÚM.

2:39 PM  
Anonymous Anônimo disse...

É muito relativo afirmamos que os filhos da Oxum tendem a ser narcisistas ou fofoqueiros por exemplo. Sabemos que o nosso espírito traz males e muitos defeitos de reencarnações passadas e isso é para todos. Sou filha da Oxum, sei dos meus defeitos e qualidades, mas não aprecio alguns justificarem seus defeitos através dos Orixás.

12:14 PM  
Blogger graça disse...

SOU FILHA DE OXÚM, E GOSTARIA DE SABER QUAL A COR DA VELA QUE DEVO ACENDER, POIS TENHO DÚVIDA, SE AZUL ESCURA OU BRANCA, PODE ME ESCLARECER, POR FAVOR?. MUITO GRATA

11:08 AM  
Blogger Pai Caio de Omulu disse...

Meu sincero e fraterno saravá Graça!

Vela branca pode-se acender para qualquer Orixá.

Vela para Oxum = amarela ou dourada.

3:21 PM  
Anonymous tatiane disse...

sou filha de oxum o que ofereço para que ela me ajude

11:16 PM  
Blogger anny disse...

Oi eu nao fasso parte desta religião, mas adoraria fazer e conhecer mais e respeito, gostaria de teclar com alguem e conhecer mais sob o trabalho d v6s.
pode me add,,, ate pq eu nao sei como fasso pra ter contato com v6s mas eu gosto muito e tenho muita fé.
desdeja agradeço pela atençao...
meu msn é anny3m37@hotmail.com

obrigada

3:44 PM  
Blogger elizabete bernardes disse...

sou filha de mamae oxum,a 20 anos atraz ,dei uma linda e maravilhosa obrigacao na cachoeira para ela.dei inumeros presentes até um lindo anel de ouro.todos os anos faço a mesma obrigacao para mamae oxum.em troca ela me deu muita fartura e muita sorte,te amo minha MAE,TE ADORO,AXÉ

5:43 PM  
Blogger elizabete bernardes disse...

eu sou filha de oxum.todos os anos eu dou presentes lindos para mamae.sempre boto uma joia muitos perfumes.e a sua comida.e ela me abençoa muito.eu te amo te adoro MAMAE OXUM

5:46 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Eu sou filha de mamae oxum, eu agradeço hoje tudo que tenho a ela, e tudo que ainda vou ganhar,axe pra todos......

4:19 PM  
Anonymous THAIS M disse...

SOU FILHA DE OXUM! E SOU IMENSAMENTE FELIZ POR ISSO...
ME IDENTIFICO MUITO COM TUDO O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI, E TUDO MAIS QUE EU SEI...
DESCOBRI A POUCO TEMPO O PRAZER QUE TENHO EM OFERECER A MINHA MAMÃE TUDO DE MAIS SINCERO AMOR E GRATIDÃO...
ELA TEM CUIDADO MUITO BEM DESTA FILHA!
OBRIGADA PELO MARAVILHOSO MATERIAL QUE NOS PROPORCIONA...

10:05 AM  
Anonymous Anônimo disse...

eu sou filha de oxúm e devo começar a desenvolver mas tenho medo só que agora é necessário pois minha vida virou de pernas para o ar o que devo fazer?????

9:30 PM  
Anonymous Anônimo disse...

agradeço a minha mãe oxum por mim ter concedido uma graça em minha vida. Obrigado por tudo

2:02 PM  
Blogger Priscilla disse...

Tem mais ou menos 1 mês que fui a um centro e gostei tanto, senti tanto conforto e paz que quero essa religião para minha vida. A entidade que me atendeu disse que sou filha de Oxum. Mas eu gostaria muito de entender mais sobre isso tudo. Não sei muita coisa. Meu namorado já é umbandista a anos e me explica algumas coisas e procuro ler muito sobre isso. Mas gostaria muito de saber mais e poder seguir esta religião com sabedoria.
Se alguém puder me ajudar, por favor, entre em contato: priscilla410@hotmail.com.
Muito obrigada. Axé para todos !!!!

2:39 PM  
Anonymous Anônimo disse...

obrigada mae oxum ...te peço a bençao e ago por minhas ofensas

11:44 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Descobri a pouco tempo que era filha de Oxum!Me identifico com algumas caracteristicas descritas logo acima!!
Obrigada Mae Oxum por ser sua filha!
Te peço a benção e agradeço pelas graças ja concedidaS

12:34 AM  
Blogger neth disse...

Descobri ontem que sou filha de Oxum!Me identifico com algumas caracteristicas descritas logo acima!!
Obrigada Mae Oxum por ser sua filha!
Te peço a benção e proteção e abilidade sabedoria para lidar de forma que poss te agradar cada vez mais me abençoe com a prosperidade da fortuna saudade para saudar ti todos os dia, fiquei surpresa e ao mesmo tempo feliz preciso desenvolver mas n sei como por isso lhe peso sabedoria e umildade

11:51 AM  
Blogger FERNANDA CARVALHO disse...

Ser filha da Oxum é uma relíquea!!

EU AMO E SOU FELIZ POR ISSO!

6:08 PM  
Blogger HippieChick disse...

Bom dia a todos, descobri a pouco tempo, através de uma entidade(OGUM)que sou filha da OXUM, fiquei admirada,pois acreditava que minha mãe fosse IEMANJÁ,mas como veio através do OGUM, quem sou eu para duvidar. Igual, guardo pelas duas grande afeição e carinho.Gostaria de saber sobre a umbanda branca, e se o sincretismo dos orixás tem diferença, pela UMBANDA sem mistura com o Candoblé.Obrigado,
emailmgorete_38@hotmail.com

10:26 AM  
Anonymous Roberta Duarte disse...

''Salve a Mamãe Oxum;salve a nossa Mãe querida...Oh me segura em teus braços oh Mãe...Assim por toda Vida!''Ai Ei Eiô Mãe Oxum''
Deusa da harmonia;dafelicidade; Deusa de todas as riquezas Salve Mãe Oxum pelo seu dia minha Mãe querida!

12:37 PM  
Anonymous Anônimo disse...

sou filho de oxum e gostaria de saber se posso ascender a vela amarela pois tembem sei que para iansãn a cor é amarela,caso esteja errado vcs possam me orientar

12:58 PM  
Anonymous Pai Alexandre de Xangô disse...

Sr. Caio de Omulu, entrei no seu blog para ler o assunto sobre Umbanda sem mistérios - Oxum e gostei muito mas tenho a ressaltar que como umbandista que sou e pelo caminho que tenho dentro da mesma descordo do ponto em que menciona ser o amarelo ouro a cor de minha mãe querida na Umbanda. A menos que a cor no seu estado seja esta, pela doutrina umbandista e pela Confederação Nacional de Umbanda, aqui no Rio de Janeiro e em vários estados brasileiros, a cor da Oxum na Umbanda sempre foi e sempre será o azul claro, seja ele céu ou água, mas azul. Amarelo ouro ou ouro é cor de Oxum na nação de candomblé que pelo que entendi não é sua nação. Me corrija se eu estiver errado. Grato, Pai Alexandre de Xangô.

4:52 PM  
Anonymous Anônimo disse...

SOU UMBANDISTA,E SEMPRE SOUBE QUE A VELA PARA OXUM É AZUL...

9:41 PM  
Blogger Pai Caio de Omulu disse...

Sr. Alexandre de Xangô e ao Anônimo na sequência.

Agradeço a participação dos senhores.
Aqui, em Fortaleza/CE, a maioria dos terreiros de Umbanda que conheço adotam a cor amarelo ouro e dourado para Oxum. Azul e quaisquer de suas matizes estão ligadas ao povo do mar e Yemanjá. Se certo ou errado, não cabe a mim julgar. Como também entendo que não será pela diferença do uso cor que o Orixá deixará de abençoar seus filhos, atender seus pedidos e receber as oferendas ofertadas.

Meus respeitos,
Namastê,

Pai Caio de Omulu

1:01 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Sou filha de mamae oxum, ate hoje ela so me ajudou tenho muito a agradecer a ela! TE ADORO MAMAE OXUM

10:18 AM  
Anonymous Bianca salleta disse...

Ola sou filha de oxum
porem sou muito chorona e gostaria de saber se essa realmente é uma caracteristica de filho de oxum??
E tambem sempre ascendi vela amarela pra ela esta errado??
Agradeço e aguardo resposta...

3:02 PM  
Anonymous crilayne disse...

sou filha de oxúm tenho apenas 15 anos mas adoro o candomblé fui batisada na jurema sagrada mestra paulina do bagaço é minha madrinha minha mestra é maria rita da bagaçeira meu exu é tranca rua...será que sou fraca!kkkk....

9:40 AM  
Anonymous geisa disse...

salve mamae oxum nos aben;oe com seu axe

9:34 PM  
Anonymous Andréa disse...

Boa tarde! sou nova na umbanda e gostaria de saber se o médium incorporado com oxum fala com consulente ou não? Ou só descarrega o consulente? Gostaria de uma explicação detalhada, por gentileza. Desde já agradeço a atenção.

5:14 PM  
Blogger serginho lozahic disse...

Ola pessoal, estou muito feliz em saber que tambem sou filho da mamae Oxum, uem me disse foi o maravilhoso Caboclo Sete Linhas, agradeco muito ao Caboclo e muito mais a minha linda mar Oxum. Devo a ela muito respeito. Te amo mamae Oxum.

1:26 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se na Umbanda Oxum Apará também desce?? Poderiam me dizer quais são algumas qualidades de Oxum que temos na Umbanda?? Axéé

10:05 PM  
Anonymous Anônimo disse...

exé a todos,estou frequentando uma casa de umbanda na minha cidade, ainda em desenvolvimento encorporei a cabocla jurema da mata , a guia chefe da casa é a vovó maria, ela me disse que teria de tomar um banho de coco, fiz o que ela me pediu, após disso fui conversar com o preto velho que me pediu pra incorporar novamente só que ele me disse que eu não teria encorporado a cabocla jurema, fiquei na duvida se de fato eu incorporei ou não... por favor se poder me ajude.

5:46 PM  
Anonymous Nane Costa disse...

Ameiii o texto. Me vi ali. Muito bom =)

11:34 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Dizem que sou filha de oxum como faço pra saber se e verdade

8:44 AM  

Postar um comentário

<< Home